quinta-feira, 31 de julho de 2014

Curso de Altar Budista - CEBB

Seguem minhas anotações do que a Alessandra Destro (Ale) ensinou durante o retiro de inverno 2014, no CEBB Viamão, RS. Veja aqui o vídeo dela. Em 2015, complementei com informações de Marcelo Nicolodi no curso para facilitadores do CEBB-Rio em junho. Em 2016, saiu esse texto completíssimo do Padma Dorje sobre altar. Em 2017 achei este vídeo também.


Nesta prática é muito importante este equilíbrio, entre não cair na displicência do tanto faz, e não se apegar demais às regras para não gerar mais rigidez. O ponto chave é a motivação e a atitude durante a prática e a relação que desenvolvemos com os símbolos do Darma. - Marcelo Nicolodi


Benefícios

Se você tem conexão com altares budistas, essa prática faz conectar aspectos internos e sutis com algo físico (aspecto grosseiro). A paisagem da mente ao montar ou limpar o altar aproxima do Darma e acalma. Sintoniza a mente. 


Melhor local da casa


Onde se realiza as práticas.  Se for no quarto de dormir, melhor para o lado da cabeça do que dos pés (que tem ligação com lodo e sujeira.) 


Melhor horário para a prática constante em casa


Qualquer um. :) Mas às 5:30 da manhã abrem-se portais sutis, é um horário especial.


Como montar


Abaixo seguem muitos detalhes para montar um altar ideal, mas se você tiver só uma foto ou uma estátua de Buda, já serve, o que importa mais é seu sentimento e sua energia com o que for possível de fazer como altar.

Altura ideal do altar: acima dos olhos ao sentar. A altura mínima deve ser acima da linha da cintura de um homem de pé, idealmente. 

Representar corpo, fala e mente do buda: imagem ou estátua do buda (CORPO), texto do Buda (de preferência mais alto que o altar - FALA), estupa (no formato do coque na cabeça do buda - representa os cinco lungs equilibrados na mente do buda - MENTE)

Colocar imagens que conheçamos, que nos façam bem ao olhar. No centro, Buda Sakyamuni (foto ou estátua), o que caracteriza um altar Mahayana. Na direita são os mestres vivos e pacíficos e na esquerda os já falecidos e irados. (Mas este é um ponto não muito definido. Em alguns lugares se diz até que não deveríamos colocar imagens de mestres vivos no altar, apenas os mortos. Outros dizem que são os mortos à direita, outros dizem que é à esquerda... Ou seja, não parece haver um consenso.)

Colocar o dorje (representa meios hábeis) e o sino (representa vacuidade), símbolos tradicionais do budismo tibetano.

Pode-se colocar Kata - que é um pano branco ou colorido com desenhos que simbolizam as oito etapas da iluminação do Buda. Se oferece ao lama e ele devolve abençoado. É um símbolo de respeito. Pode se colocar sobre as imagens do altar. Pode-se acrescentar um mala também. E também flores e plantas.

Oferendas ficam mais abaixo (para se oferecer para todos os seres ao montar o altar, numa prática de generosidade). Devem ser feitas sempre lembrando que na natureza última, não são necessárias. Podem ser tigelas para preencher com água (recomendado - o som relaxa, tem a qualidade de nos acordar também e é associada a conforto - útero - , flexibilidade e purificação), arroz ou cevada. É preciso deixar o espaço de um grão de arroz entre as tigelinhas e sempre que estiverem vazias, mantê-las viradas para baixo. Sempre que desvirar, já preencher com água. Não é auspicioso deixar vazia virada pra cima. Deixar o espaço de um grão de arroz entre as tigelas. Primeiro colocar só um pouco de água na da esquerda e ir passando da esquerda pra direita. Depois, preencher meia ou um terço da tigela ou deixar o espaço de um grão de arroz entre a água e a borda, pensando em cada uma das instruções abaixo.  Ir pensando que está também limpando o orgulho com a água em benefício de todos os seres. Podem ser sete ou oito tigelas (iguais) simbolizando (preencher da esquerda para a direita, atento e alegre - é uma prática das 6 perfeições, ou seja, para ser feita com paciência, precisão e e energia constante):

1a- Água para beber. Lembrar da sensação boa de matar a sede. Purificar o orgulho (ofuscar o brilho da tigela). Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam se beneficiar, possam ter água para beber." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água)

2a- Água para lavar. Lembrar da sensação de refrescância e bem-estar de um bom banho. Lembrar da sensação boa de entrar numa cachoeira ou piscina ou banheira. Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam ter água para banhar seus corpos." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água)

3a- Beleza. (podem ser também flores - mesmo as de plástico - presas em arroz na tigela em vez de a preencher com água). Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam manifestar sua beleza sublime, tenham acesso a sua beleza interior e possam expandi-la." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água)

4a- Incenso. (pode ser também 4 ou 6 incensos presos em arroz na tigela - mas esses não se acende, e sim o da incenseira, que deve ficar no chão abaixo do altar) Representa ambientes do Darma para praticar. Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam ter ambientes para praticar o Darma." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água). E se acende o incenso e coloca-se na incenseira abaixo do altar para queimar deitado (pode ser ao final de tudo também, que se acende o incenso, como preferir).

5a- Luz (e se acende a vela.) Lembrar da luz da lua e das estrelas, das luzes de Natal. Lembrar de lucidez (dissipar a escuridão). Pode ser uma tigela com água ou uma vela, que pode ficar acesa constantemente desde que protegida. Pensar "Que todos os seres, sem exceção, tenham acesso à luminosidade de sua mente, tenham lucidez." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água) Ao apagar, não soprar, mas apagar com dedos molhados em outra tigela.

6a- Perfume (e pingar perfume ou óleo essencial no altar, ou preencher com arroz e perfume em vez de água). Para deixar o altar mais atraente. Pensar "Que todos os seres, sem exceção, tenham acesso aos perfumes que mais gostam."Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água)

7a- Comida. Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam ter acesso às comidas que eles mais gostam." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água)

8a- Som (pode ser também uma concha - som do Darma). Pensar "Que todos os seres, sem exceção, possam ouvir os sons do Darma." Preencher no formato de um grão de arroz (iniciar e finalizar com menos água).


OBS.: Podem ser velas nas cores das cinco sabedorias também, em vez de apenas uma.


Ao terminar de montar o altar, colocar o dedo anelar na tigela de perfume e falar OM AH HUNG. Acender incenso no incensário, que deve ficar abaixo do altar. (Pode-se também girar o incenso aceso entoando o mantra de Guru Rinpoche). Fazer prostrações e começar a prática.

Ao final da prática, retirar água das tigelas da direita pra esquerda pensando "que todos os seres, sem exceção, se livrem do apego ao..." e o elemento de cada tigela. E se enxuga as tigelinhas uma a uma, preferencialmente.

Ao jogar fora a água melhor não ser no banheiro. As cinzas do incensário devem ser guardadas e não jogadas fora.

Manter o altar sempre limpo e atraente para a prática.

Seguem fotos da evolução do altar aqui em casa, graças a Ale. :)





Etiqueta budista

- Nos pujas, o mala deve ser percorrido até a bolinha maior, que representa o corpo do buda, e voltar. Representação de não passar por cima dos ensinamentos do Buda.

- Preces, textos e livros do Darma são considerados sagrados. Devem ser guardados na prateleira mais alta. Não devem nunca ficar no chão ou sob objetos.

- No Tsug: recebe-se cinco sabores num pratinho. Para reconhecimento de todos os sabores como um só. Prática tântrica. Come-se qualquer um com a mesma atitude. De preferência, inteiros e com energia constante.

5 comentários:

  1. Olá, Ale
    Tudo bem sou aluna do Ilo e tenho algumas duvidas sobre o altar a primeira é quanto a pratica da agua ela que dever ser feita todos os dias e sabemos que os horários de hoje não são fáceis de se cumprir então pergunto posso fazer apenas nos dias que tenho como fazer a pratica correta?? devo seguir os horários que temos no Ceeb caminho do meio? outra duvida é quanto a pratica chuva de benção e puja deve ser feitas ou posso somente colocar e retirar a agua. e quanto ao arroz deve ser colocado em que lugar no altar. desde já agradeço a ajuda e carinho.
    Gratidão
    Dejanira Machado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dejanira, não tenho contato da Ale, só fiz o curso e resumi... Água pelo que entendi é todo dia. Se fizer com arroz pode ser a cada 4 mudanças de lua. O arroz fica nas tigelas em vez da água. A chuva de bênçãos, que eu saiba, só deve ser feita nos CEBBs e não em casa. Espero ter ajudado. Abração

      Excluir
  2. Muito legal e importante as informações. Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. om ah hum vaira guru padama sidhi hum

    ResponderExcluir