1 - Distinção: quietude da consciência / movimentos da mente (atenção plena unifocada)
2 - Fluxo: percepção da quietude e dos movimentos sem esforço (atenção plena manifesta)
3 - 5 sentidos físicos se tornam apenas consciência mental (findam as aparências). Repouso no vazio. (atenção plena destituída de atenção plena)
4 - Inverter a consciência que observa o vazio para a própria consciência substrato, indívisível do substrato. Quietude, não-conceptualidade, luminosidade, bem-aventurança. (atenção plena que se auto-ilumina)
A realização de shamata seria a fase 4, que nos leva à consciência substrato, mas não a rigpa. Ainda há alguns conceitos aparecendo na fase 4 e fixações.
Atingir rigpa seria a iluminação, mas realizar shamata não.
É como se conseguindo repousar na consciência substrato, pudéssemos ver as aparências do mundo como vazias, mas apenas em rigpa pudéssemos vê-las como um sonho.
fonte: Essas anotações foram sobre esta palestra de Alan Wallace em Viamão em 2016, mais especificamente à 1h 20min.
Saudações, Fábio! Quero só rapidamente te elogiar pelo teu ótimo blog e inspiração que me deu no sentido de também fazer uma sequência de estudos (com postagens no meu). ^^ Acabei de postar meu primeiro texto, baseado numa tua referência anterior, sobre os 4 pensamentos transformadores. Eis o meu link se quiser dá uma conferida. http://bit.ly/25cKP8f Muito grato pela iniciativa. Gasshô. LJ.
ResponderExcluirLeo, nunca ia imaginar este meu blog servindo de referência, que legal. Que muitos possam se beneficiar!
ExcluirÓtimo resumo, Fabio! Obrigado.
ResponderExcluir