domingo, 27 de março de 2016

Lama Padma Samten falando sobre Games / Distrações

"Se as pessoas são armadilhadas por jogo de computador, qual é a chance delas? Se elas consideram que elas avançam quando elas respondem mais rápido ao estímulo na tela do computador qual é a chance delas? Elas tão treinando a responsividade, que é o elemento central da prisão. Elemento central da prisão é assim: aparece alguma coisa eu respondo condicionado dentro daquilo. Isso é considerado dentro dos testes de inteligência um dos fatores essenciais. Quanto mais rápidos nós respondemos aos estímulos de uma forma previsível, mais inteligente nós somos. Isso é QI, né?"
Lama Padma Samten

fonte: https://www.youtube.com/watch?v=EN7WqI7KKrg&feature=youtu.be&t=1h43m35s

OBS.: Fiquei contemplando isso e ainda tem outros agravantes, acho: assim como a maioria dos esportes, estimula a competitividade (baseada em avydia, a ilusão de dualidade) e, em alguns casos, banaliza a violência (o oposto de tentarmos construir uma cultura de paz). 

Podemos expandir essa percepção para a imensa maioria das distrações, passatempos ou entretenimento dentro do que chamamos normalidade - novelas, filmes, seriados e até mesmo músicas que criem uma bolha ilusória de realidade (como as românticas, por exemplo), reforçando hábitos talvez de muitas vidas. 

Porém, é importante lembrar que não se proíbe nada no Budismo de forma dogmática e que, se for causar um sofrimento abandonar radicalmente alguma dessas coisas (mesmo sobrando mais tempo pra meditar), melhor não ser tão radical. Talvez apenas diminuir o tempo gasto com isso.

Outra opção é usar essas distrações como prática, tentando percebê-las de forma lúcida. Esta seria a prática mais elevada. Mas comigo, no videogame, não funcionou muito bem até agora: acabo usando como desculpa pra seguir no vício. :)

OBS. 2: Se sua prática aprofundou a ponto de você não achar mais muita graça nas coisas mundanas ou distrações, leia aqui.

5 comentários:

  1. Olá, Fábio, tem um filósofo, chamado Johan Huizinga, que destaca o aspecto lúdico da cultura humana. Ele chega a rebatizar a espécie humana como "homo ludens", ao invés de chamá-la de 'sapiens sapiens'. O jogo precederia a cultura e, de alguma forma, permanece entranhada em suas normas e regras de conduta. Estaríamos, dessa forma, jogando um jogo em bolhas individuais e compartilhadas, como cultura acadêmica, cultura escolar, profissional...

    P. S. Mais uma coisa, acompanho o seu blog há algum tempo e quero te agradecer por disponibilizar as anotações dos cursos de meditação prajnaparamita. Obrigado por compartilhar o darma em forma bruta!

    P. P. S. Você tem a "Prece de Sete linhas a Guru Rinpoche" que o Lama Samten inicia as palestras e retiros?

    Att. Danilo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Danilo, obrigado, fico sempre feliz por saber que está trazendo algum benefício.

      Isso do jogo é realmente interessante, essa visão da própria vida como jogo. Sempre senti assim. Cada bolha de realidade tem suas regras e entramos num papel em cada uma delas, igualiznho a um jogo mesmo. Cuidado com a bolha da identidade do praticante e com o materialismo espiritual. :)

      Aqui tem a prece das sete linhas e uma explicação bem completa do Padma Dorje: http://tzal.org/o-significado-da-prece-de-sete-linhas/

      Abração,
      Fabio

      Excluir
    2. Obrigado pelo conselho, Fábio. Às vezes me percebo muito sério e cerimonioso na prática do budismo, a um passo de julgar a tudo e a todos de acordo com essa visão... Daí, lembro dos conselhos do Lama Samten, e sorrio da bolha que criei: veja só o que faço da liberdade natural da mente, crio bolhas! As aparências são a mente! ^^

      P. S. Fábio, vc conhece aquela prece que o Lama faz depois de cada palestra, logo após à dedicação de méritos? Ou ela seria a própria dedicação de méritos?

      P. P. S. Mais uma vez, muito obrigado, Fábio! E vai desculpando as milhares de dúvidas que lhe envio, mas aqui em Sergipe não tem nenhum CEBB... E eu fico assistindo às palestras e retiros pelo youtube, sem alguma noção e muito entusiasmo! Desejo-lhe persistência em sua prática e que seus méritos se expandam e toquem a todos!

      Att. Danilo

      Excluir
    3. Oi, Danilo, pode mandar as dúvidas, sem problemas, o que eu não souber pergunto pro meu tutor. Olha que oportunidade você tem de criar um GEBB aí pra beneficiar mais pessoas! Conte com o que precisar, aliás... A prece de dedicação de méritos usada é esta aqui? http://bodisatva.com.br/trulshik-rinpoche/

      Se preferir, nos falamos por email - fabiorochapoeta@gmail.com

      Abração

      Excluir
    4. Eu lhe enviei umm e-mail, mas acho que caiu na caixa de spam...
      ***
      Olá, Fábio, na verdade, a prece que o Lama recita vem depois da dedicação de méritos, em tibetano. A ideia de implantar um CEBB por aqui é muito boa. Um caso a se pensar. Por enquanto, tenho praticado yoga e iniciei um curso de formação de instrutor. Tenho estudado muito com as anotações do seu blog e com os videos do Lama Samten e Márcia Baja. O yoga ajuda a pôr em prática esses ensinamentos.

      Abraços, Danilo

      Excluir