domingo, 5 de julho de 2015

Metabavana

Metabavana

Fazer mentalmente (não precisa falar em voz alta) todas as linhas da imagem (de 1 a 8) substituindo o ____ pelo nome de uma pessoa.

Começar fazendo para si próprio

Depois para as pessoas com relações mais tranquilas, passando para as relações mais conturbadas para tentar pacificar todas as relações, imaginando as pessoas realmente ficando felizes.

Pode ser feita para pessoas já falecidas e para animais também.

O estado mental é de perceber o outro como capaz de ser lúcido, fora de todas as bolhas e contaminações. Não precisa usar as frases exatas, importa mais a energia empregada na prática.


(Esta prática pode ser feita formalmente, ou caminhando, no carro, no ônibus etc. Ela complementa a prática diária de shamata desenvolvendo Bodicita - compaixão)

OBS.: Bodicita (Bodhicitta) seria uma compaixão específica, compaixão pelos seres estarem em sofrimento "sem precisar", por não perceberem a grande perfeição, sem a visão de prajnaparamita. Traduzida como "mente desperta" ou "mende da iluminação", é a grande compaixão que se manifesta também como meios hábeis em benefício da superação do sofrimento. (prajna inseparável de upaya - lucidez inseparável de compaixão)

3 comentários: